Capa

Marimex: Mais do que inteligência portuária, sustentabilidade em todas as ações

Aviso de Pauta - Logística/ Sustentabilidade/ Intermodal South America/2014

31.03.2014  |  1.222 visualizações
Uma das mais tradicionais empresas do setor portuário, a Marimex Inteligência Portuária em Logística Integrada vem, já há alguns anos, cuidando especialmente da gestão ambiental em todas as etapas de suas atividades; agora, presente na Intermodal South America 2014, até o seu stand é totalmente construído com materiais reciclados e recicláveis


São Paulo -Santos - A Marimex Inteligência Portuária, um dos maiores terminais alfandegados em operação no Porto de Santos, completa 87 orgulhosos anos de existência, e nunca deixou de dedicar-se especialmente ao seu redor e à região. Para isso, depois de realizados estudos apurados, implantou desde 2011 um amplo programa de controle ambiental, redução de consumo dos recursos naturais, redução de emissão de gases de efeito estufa, GEE, além de controle e redução de emissão de Fumaça Preta e vazamentos de óleo. Há toda uma campanha em torno desses temas, envolvendo os colaboradores dos variados níveis.

Uma das maiores presenças na Intermodal South America 2014, que se realiza de 1 a 3 de abril no Transamerica Expo Center, em São Paulo, Capital, a Marimex inovará mais uma vez este ano. O stand, 144 metros quadrados, é totalmente construído e equipado com materiais reciclados, reaproveitados e reaproveitáveis. Aliás, muitos são de materiais já utilizados pela empresa, em nova função, como um excelente exemplo da utilização racional e sustentável. O projeto foi realizado utilizando grandes estruturas em madeira, com divisões bastante amplas e confortáveis; o conjunto ganhou beleza e leveza.

- É um compromisso nosso que, de geração em geração, construímos a empresa - garante Tiago Cristiano, diretor executivo da Marimex. "Somos uma empresa familiar, comprometida com nossos clientes, com a nossa cidade, com nosso entorno. Sabemos da importância da cidade e do Porto para a economia do país e transmitimos esse sentimento continuamente a todos os nossos colaboradores. Costumamos falar que cuidamos de carga, inclusive da carga mais valiosa, que é o nosso planeta".

Programas de Controle Ambiental e Sustentabilidade


Os recursos naturais são finitos. A palavra de ordem hoje, em termos de modernidade, é economizá-los, e isso é feito pela Marimex em várias formas, no consumo de água, luz, papéis, etc. Por exemplo, foram substituídos papéis toalha por secadores de mão, e torneiras comuns ganharam temporizadores. Já em 2012 o processo chegou a todos os processos de limpeza, com uso racional da água, redução e controle de produtos químicos - e que todos sejam biodegradáveis, registrados na Anvisa.

Sob esta ótica, na frota que serve a empresa continuamente as manutenções preventivas buscam diminuir o consumo de óleo diesel, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa. Todos os motoristas são treinados em Direção Econômica, quando são conscientizados sobre maneiras corretas de dirigir, além do que a Marimex renova constantemente a sua frota dos veículos. Semestralmente, ainda, toda a frota, além de empilhadeiras e geradores, passa por teste de opacidade, realizado por empresa especializada.

Lixo: cada qual no seu lugar


Todas as áreas dos terminais da Marimex são providas de coletores seletivos e todos os colaboradores passam por aprendizado sobre reciclagem, Assim, os resíduos gerados em todas as fases da operação são controlados até a destinação final.

Finalmente, o lixo eletrônico - considerando as máquinas, equipamentos eletrônicos, computadores e outros - é destinado ao Centro de Reciclagem de Lixo Eletrônico da Fundação SETTAPORT, de Santos. Dessa forma podem ser reutilizados por entidades, associações de bairros e escolas com déficit de computadores.

Uma empresa completa, cidadã e trabalhadora, com uma longa história


Com constantes investimentos em melhorias, ocupando hoje uma área de mais de 100 mil m², o primeiro terminal a operar 24 horas por dia, de forma a que as cargas possam inclusive trafegar de forma mais ágil ( e poluindo menos) ao fugir de horários de pico, a Marimex sabe a importância da logística e da apresentação de um serviço superior para o sucesso do negócio de seus clientes.

A história da Marimex começou em 1927, época em que o café era a maior riqueza do país. Com o nome de Melchior & Cia, sempre impulsionada pela inovação e força de trabalho, acompanhou o crescimento do Porto e da agricultura, passando a transportar outros cereais até a década de 50. Foi a partir de então que iniciou a atividade portuária, como Marimex Comissária de Despachos. Em 1997, junto aos serviços de Despacho Aduaneiro, Armazém Geral e transporte Rodoviário, passa a operar como Instalação Portuária Alfandegada, reconhecida por sua responsabilidade comercial, empresarial e social.

Visite o site. Marimex Inteligência Portuária em Logística Integrada: http://www.marimex.com.br

Imprensa:


Brickmann&Associados Comunicação, B&A, Tel. (11) 3885-6656
- Carlos Brickmann - celular (11) 9- 8196-5541
- Marli Gonçalves - celular (11) 9 - 9468-7878
e-mail: brickmann@brickmann.com.br
site: www.brickmann.com.br
  • Madeiras recicladas: base do Stand Marimex na Intermodal South America
    (Divulgação)

  • Sustentabilidade - Planta do stand Marimex na Intermodal South America 2014
    (Divulgação)

Leia também...

01.05.2019
Perigo nas estradas: monitoramento eletrônico deve ser garantido, decide juíza

Audiência de conciliação dá prazo para que entidades entrem em acordo e garantam a segurança nas rodovias federais

02.03.2017
Nota à imprensa - Defesa de Ronan Maria Pinto

Sobre condenação em primeira instância divulgada hoje

15.02.2017
Edemar Cid Ferreira pede suspeição de juiz que conduz processo de falência do Banco Santos

URGENTE

12.09.2016
Ronan Maria Pinto - Nota oficial

Sobre declarações de Marcos Valério

Entre em contato