Vamos e venhamos, existe alguma instituição que há mais de dois mil anos consiga interessar e congregar tanta gente em torno da mesma expectativa?
Não há notícia que mantenha a Imprensa do mundo todo, Rádio, Jornais, TVs, Redes Sociais, não há nada que desperte a curiosidade do mundo a tal ponto quanto a eleição de um Papa. Sem Dudas Mendonças ou assessorias de imprensa, nada, nada, é interesse mesmo, líquido e certo.
Estive agora sem piscar, vidrada, aguardando a fumaça do meio-dia de Roma, vidrada diante da TV. E a fumaça, forte embora, alternava um pouquinho entre o branco e o preto e meu coração bateu aceleradamente.
Mas não habemus papam...
Ainda posso torcer pelo meu candidato: Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para Cultura
Secretário da Cultura do Vaticano, homem culto, inteligente, amigo da Imprensa, com conta no Twitter: @CardRavasi
Um de seus tuítes:
Chi si innalza sarà abbassato e chi si abbassa sarà innalzato (Mt 23,12) (Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será rebaixado).
Nascido em 1942, Gianfranco Ravasi foi ordenado padre em 1966 para a arquidiocese de Milão, tendo sido nomeado nos anos seguintes prefeito da Biblioteca Ambrosiana, professor de exegese bíblica na Faculdade de Teologia da Itália Setentrional e membro da Pontifícia Comissão Bíblica.
Recebeu a ordenação episcopal em 2007 e três anos depois foi nomeado cardeal por Bento XVI, tendo recebido as insígnias no consistório realizado a 20 de Novembro de 2010.
O responsável de 69 anos ocupa também o cargo de presidente das comissões pontifícias dos Bens Culturais da Igreja e da Arqueologia Sacra.
O cardeal é simpático, respeita a Imprensa e gosta da transparência que a Imprensa deve e precisa cultivar. O que é MUITO importante. Especialmente na América Latina que anda com um namoro infeliz que chama de vários nomes, mas que é mesmo um exemplar Controle da Mídia pelo Estado. E isso seria o fim do Brasil.
Torço por ele.
Se vai dar...
* Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa* - É, antes de mais nada, uma pessoa maravilhosa. Colabora para diversos sites e blogs com seus artigos sobre todos os temas e conhecimentos de Arte, Cultura e História. Ainda por cima é filha do grande Adoniran Barbosa. Passa a escrever semanalmente para o site Brickmann & Associados
arrs02@gmail.com