Charlie Hebdo, o semanário que tinha em sua equipe alguns dos maiores cartunistas do mundo, não foi o veículo que inaugurou a ironia e a sátira para transmitir seu pensamento.
Jornalistas de coragem que se utilizavam do humor para manter o povo bem informado existem há muitos séculos. O riso é uma arma muito poderosa, quanto mais nas mãos de jornalistas inteligentes.
As Sátiras de Juvenal, poemas que satirizavam a moral de Roma do final do século I ao início do século II; Os Caprichos de Goya, obra-prima das gravuras onde ele descrevia a sociedade espanhola dos últimos anos do século VIII; Krokodil, a revista semanal satírica, que ria e fazia rir da corrupção, da preguiça, da indisciplina, da burocracia e do comportamento social na URSS, criado em 1922; na França, Le Canard Enchainé; na Inglaterra, o Private Eye; aqui A Careta; o Pasquim e grandes cartunistas que não pararam de fazer rir e pensar, sobretudo durante os anos de chumbo.
Há uma charge do Ziraldo da qual nunca esqueci. O DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) era mui justamente temido. Pois o Ziraldo fez um desenho sensacional que dizia isso tudo e mais alguma coisa: o desenho mostrava um moleque franzino, vendedor de balas na porta do cinema, sendo erguido pela goela por um PM enorme, com a legenda singela: OLHA O DROPS! Não era necessário mais nada para explicar o que era o DOPS... e em que mundo vivíamos naqueles anos 70.
O ataque ao jornal francês foi um ataque ao jornalismo independente, à liberdade de informar e comentar - o desafio agora é defender o direito de continuar a criticar e provocar, com a mesma coragem do Charlie Hebdo, o riso que faz pensar.
A resposta ao horror em Paris só pode ser uma: cada vez mais textos e mais risos que levem o leitor a pensar sobre seu tempo e sua vida. Por mais que no momento ninguém esteja com o coração à larga para isso.