Capa

Artigos

25 dicas para a campanha eleitoral. Por Cesar Maia

..."a comunicação eleitoral como deve ser feita"...

29.07.2016  |  129 visualizações
Publicado originalmente em post de 29 de julho de 2016, no Ex - Blog de Cesar Maia

1. O fracasso é certo quando se tenta agradar todo mundo. Escolha o seu lado, o seu discurso.


2. O seu adversário de votos é quem pensa como você ou se dirige ao mesmo perfil de eleitor.


3. O seu antagônico é atacado só para lhe dar nitidez.


4. Primeiro o eleitor decide em quem não se deve votar. Ajude.


5. Eleição é como lavoura. Os meios de comunicação irrigam. Mas só o contato direto semeia.


6. Candidato que se explica, perde.


7. Tenha sempre a iniciativa. Jogue com as peças "brancas".


8. Discuta só o tema que você propôs. O tema proposto pelo adversário deve ser simples ponte para você chegar ao seu.


9. Candidato tem que se comprometer.


10. Em debates perguntar é sempre mais arriscado que responder. Na resposta você fala por último. A pergunta tem que imobilizar o adversário e impedi-lo de mudar de tema.


11. O tema honestidade é visto pelo eleitor de outra forma. O tema certo é CONFIANÇA.


12. A comunicação de campanha tem que mostrar que os valores do candidato são os mesmos do eleitor. Valores e crenças básicas são a base da campanha.


13. A linguagem do marketing político é a do marketing de valores e não do marketing comercial.


14. O eleitor vota racionalmente, embora com pouca informação. Ou seja: relaciona causa e efeito.


15. O centro é o alvo, não é o ponto de partida. Ou seja, se parte desde posições nítidas para se atingir espaços políticos de centro.


16. O voto mistura crenças e conjuntura. Esquecer quaisquer das duas é perder a eleição.


17. Não necessariamente divulgue a agenda. Só a que interessa.


18. As pesquisas mexem com o animus de campanha. E com o financiamento.


19. Não ataque diretamente. Use "ouvi falar", "dizem", "soube", ou na TV locutor ou testemunhais.


20. Os ataques devem ser desconcertantes, surpreendentes. As agressões (gritos e palavras chulas) ofendem o eleitor.


21. Currículo não ganha eleição. O que ganha eleição é capacidade de desenvolver a campanha. É a campanha.


22. O eleitor vota pragmaticamente. Ele já sabe como usar as pesquisas. O voto útil é fundamental e já ocorre no primeiro turno.


23. Não ataque todas as candidaturas no primeiro turno. Você precisará de uma delas, pelo menos, no segundo turno.


24. Referência ao Impeachment de DILMA ajuda o eleitor a te localizar politicamente.


25. As Redes Sociais são muito mais fortes para o NÃO que para o SIM.


listening-ears-images-animated-ear-wl8b2hmc

_______________________________________________



• Cesar Maia, do DEM/RJ, ex-prefeito do Rio de Janeiro.
blogdocesarmaia@gmail.com


-----------------------------------------------------------------------

CHUMBO GORDO


Este artigo pode ser lido também no CHUMBOGORDO.com.br, nosso novo site jornalístico, que vai reunir a cada dia algumas feras do jornalismo, da informação, das charges e imagens, articulistas e comentaristas. Tudo o que você esperava. Informação com humor e bom senso.


Não deixe de visitar, curtir, recomendar aos amigos. Assine nossa newsletter