Capa

Artigos

Constrangimento? O que é isso? Por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa

ao saber que o maranhense teve o desplante de dizer que não ficou constrangido ao ser lembrado que foi citado em delações que ele alega serem caluniosas, você, leitor, não fica envergonhado?...

10.02.2017  |  135 visualizações
Artigo publicado originalmente no Blog de Ricardo Noblat, 10 DE FEVEREIRO/ 2017

Já devia estar acostumada a ler ou ouvir sem surpresa nossos políticos. Afinal, aos 79 anos e com título de eleitor emitido em 1956, não dá para ser surpreendida com mais nada...

Vai ver é o sonho que não acaba nunca de um dia ver o Brasil figurar entre as nações mais respeitáveis do mundo. São ilusões da juventude que não me abandonam.

Mas como resistir ao espanto ao saber que Michel Temer telefonou para o senhor Edison Lobão com o intuito de parabenizá-lo por sua ida para a presidência da CCJ, a grande, a mais importante comissão do nosso Senado? Lobão merece os cumprimentos ou quem os merece é seu protetor máximo, o inexplicável José Sarney?

E ao saber que o maranhense teve o desplante de dizer que não ficou constrangido ao ser lembrado que foi citado em delações que ele alega serem caluniosas, você, leitor, não fica envergonhado?

Ô, leitor, diga, por favor: pode uma Comissão de Constituição e Justiça contar com tantos indiciados e ser presidida por um senador que nem se sente molestado pelos indiciamentos que sofre, a ponto de afirmar que dorme tranquilo, sob a proteção de Deus?



Pois eu fico, já que não consigo aceitar que Edison Lobão, em vez de ficar constrangido, declare que é bom ser investigado para poder demonstrar que está sendo caluniado.

Então por que ele não desfaz essa calúnia antes de ir parar na CCJ?

Se fosse só ele o caluniado, eu ainda poderia tentar engolir, mas acontece que a CCJ tem como membros dez parlamentares alvo de inquéritos no Supremo Tribunal Federal.

Ô, leitor, diga, por favor: pode uma Comissão de Constituição e Justiça contar com tantos indiciados e ser presidida por um senador que nem se sente molestado pelos indiciamentos que sofre, a ponto de afirmar que dorme tranquilo, sob a proteção de Deus?

...Outra notícia que a mim me constrangeu: o presidente Temer restringiu a circulação de jornalistas no quarto andar do Palácio do Planalto. Será por quê? Por que será?



E é essa CCJ, com tantos membros já indiciados, que sabatinará o tucano Alexandre de Moraes em sua indicação para ministro do Supremo Tribunal Federal! Nomeado para o STF depois dessa sabatina que precisava, essa sim, ser severamente sabatinada, Moraes será o revisor dos processos dos membros indiciados na CCJ!

Será que esses fatos não vão constranger os brasileiros?

Outra notícia que a mim me constrangeu: o presidente Temer restringiu a circulação de jornalistas no quarto andar do Palácio do Planalto. Será por quê? Por que será?

Tenho medo que o Brasil entre no tipo de crise que John Reed, o grande jornalista autor de Os Dez Dias Que Abalaram O Mundo, descreveu assim: "Nas relações entre um governo fraco e um povo insatisfeito, chega um momento quando qualquer ato das autoridades exaspera as massas e toda recusa em agir desperta sua fúria".

É o que nos falta.

_______________________________________________________




Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa* - Professora e tradutora. Vive no Rio de Janeiro. Escreve semanalmente para o Blog do Noblat desde agosto de 2005. Colabora para diversos sites e blogs com seus artigos sobre todos os temas e conhecimentos de Arte, Cultura e História. Ainda por cima é filha do grande Adoniran Barbosa.
https://www.facebook.com/mhrrs e @mariahrrdesousa