Capa

Artigos

"Quem blinda quem?" Por Maria Helena RR de Sousa*

...segundo Graça Foster, a demissão coletiva é inviável, já que ela não conseguiria ficar sem seus colegas de diretoria, não sai ninguém. Quer dizer, eles não estão aferrolhados ao muro, saem se quiserem. Pelo visto, não querem. E lá continuam.

19.12.2014  |  270 visualizações
Artigo publicado originalmente no Blog de Ricardo Noblat, 19 de dezembro de 2014



A essa altura não cabia à Graça Foster refutar o presidente da República, mas quando dona Dilma assumiu a Presidência da República e a nomeou para a presidência do Conselho da Petrobras, aí ela passou a ser responsável por todos os comunicados que se referissem à empresa e devia ter explicado porque não somos autossuficientes em petróleo e porque o pré-sal ainda é sonho distante.

A Imprensa, tratada como inimiga da hora, quando foi ela que fez o Lula, passou a ser vista como a aloprada que precisa ser regulada. É sempre assim: os nossos defeitos são dos outros.

Agora, com o perigo rondando o muro, resolveram falar mais claramente.

Anteontem, a presidente da empresa, Graça Foster, conversou com jornalistas convidados para um café da manhã na empresa e confirmou o que corre à boca pequena: que pusera o cargo à disposição de Dona Dilma, não uma, mas três vezes.

O que, por três vezes, foi recusado. E como, segundo Graça Foster, a demissão coletiva é inviável, já que ela não conseguiria ficar sem seus colegas de diretoria, não sai ninguém. Quer dizer, eles não estão aferrolhados ao muro, saem se quiserem. Pelo visto, não querem. E lá continuam.

A entrevista é toda ela muito reveladora. Quem não leu, não perca.

Quando vejo ministros de Estado sair em defesa da presidente da Petrobras com muita ênfase, e leio que é o Governo blindando Graça Foster, minha leitura é outra: creio que Graça Foster é quem blinda, com lealdade, os governos Lula e Dilma e que sua saída espatifaria, em mil pedaços, nossa antes formidável Petrobras.

* Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa* - Professora e tradutora. Vive no Rio de Janeiro. Escreve semanalmente para o Blog do Noblat desde agosto de 2005. Colabora para diversos sites e blogs com seus artigos sobre todos os temas e conhecimentos de Arte, Cultura e História. Ainda por cima é filha do grande Adoniran Barbosa.
https://www.facebook.com/mhrrs e @mariahrrdesousa

Humpty Dumpty
(flickr)