São Caetano foi escolhida para receber o lançamento do importante livro "Maria de Rodas", primeiro por contar com uma secretaria específica dedicada ás pessoas com algum tipo de deficiência. E, especialmente, por ser uma cidade que permanentemente pensa a questão e formas de promover melhoramentos. "Em dezembro de 2010, quando criamos a Secretaria da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, pensamos em eliminar barreiras com políticas públicas que permitissem a inclusão social de todos os deficientes e pessoas com mobilidade reduzida", destacou o prefeito José Auricchio Junior durante o evento.
Regina Maura expressou a necessidade que vê também em valorizar a mulher deficiente que pretende engravidar ou mesmo que busque passar por exames de rotina. "Meu consultório é totalmente acessível. A mesa de exames é automática. Vamos ampliar isso na rede pública, pensar em consultórios acessíveis, a fim de aumentar e facilitar o acesso destas mulheres aos exames de prevenção", anunciou, aplaudindo a iniciativa do livro.
"É fundamental compartilhar experiências deste tipo com o mundo. Entre outras, a gravidez de mulheres cadeirantes ainda é tabu. É preciso desmistificar a questão e a literatura será bem didática para a questão - ao contar histórias vividas pelas próprias autoras", afirmou Regina Maura.
Uma das autoras, Flavia Cintra, explica que o livro nasceu unindo pessoas que acreditam que o melhor da vida é viver. "É muito mais difícil ser mãe do que cadeirante. Tentamos apontar algumas soluções e experiências, não para criar ou dar exemplo para as famílias, mas para mostrar que é possível se feliz", justificou.
Durante o lançamento os presentes assistiram a um vídeo emocionante - mostrando acima de tudo que Maria de Rodas traz histórias que emocionam, narradas com humor.
Especialista mundial em idosos - O Fórum Cidade Amiga do Idoso recebeu o palestrante Alexandre Kalache, médico e reconhecido pesquisador em saúde pública, além de estudioso da questão do envelhecimento. Kalashe, que trabalha como Assessor para o envelhecimento global da presidência da Academia de Medicina de Nova York, e no Centro Internacional de Políticas para o Envelhecimento, pesquisa e sugere melhorias na qualidade de vida do idoso (projeto Ageing a Foreign Land) que trata do envelhecimento de milhões de migrantes que estão pelo mundo. Nos últimos 13 anos dirigiu o Programa Global de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial de Saúde. "Falar sobre envelhecimento saudável em São Caetano é muito bom, pois há uma preocupação notória de seus administradores com a questão", destacou.
O prefeito José Auricchio Junior, autor do livro ABC da Terceira Idade, lançado em setembro de 2011, com prefácio de Kalache, e que aborda a melhor fase da vida, direitos do idoso, a família, seu dia a dia, acesso a lazer, cultura e outros temas, sempre teve preocupação notória em oferecer qualidade de vida para a terceira idade. "Durante nosso governo conseguimos implantar ações como a UniMais, universidade dedicada à terceira idade, e o Agente Cidadão Sênior, um programa que recoloca o idoso no mercado de trabalho" .
Para Regina Maura, Assessora Especial de Coordenação da Ação Social, e quem cuida das ações sociais implantadas na cidade, "o importante é chegar na melhor idade com força e qualidade de vida e, para isso, há alguns anos a administração tem atuado de forma ativa e com sucesso nos últimos anos, em um trabalho que ainda expandiremos".
Informações à imprensa:
Assessoria de Campanha
Brickmann&Associados Comunicação - Tel. (11) 3885-6656
brickmann@brickmann.com.br