O hotel mais charmoso de São Paulo, Maksoud Plaza, há 33 anos sinônimo de hotelaria de luxo, comemora a obtenção e liberação de uso da nova classificação do Ministério do Turismo: cinco estrelas, hotel de luxo. O que quer dizer preencher - e muito bem - todos os rigorosos requisitos; mais de uma centena, bastante específicos, auditados por especialistas. Não é para qualquer um. O Maksoud Plaza é cinco estrelas e nota 10.
SÃO PAULO, URGENTE - O pessoal do Maksoud Plaza Hotel, em São Paulo, já está lustrando as cinco estrelas que ostentarão na sua fachada e que acompanhará a partir de agora o nome do hotel oficialmente, autorizado e concedido pelo Ministério do Turismo. Há alguns anos a utilização das estrelas como referência havia sido vetada. No ano passado, portaria assinada pelo Ministro Pedro Novais (Nº 100, de 16 de junho de 2011), voltou a colocar a ordem no setor, preparando o país para os eventos internacionais que se avizinham, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos, em 2016. O Maksoud Plaza Hotel é um dos primeiros empreendimetnos a conquistar as cinco estrelas, e recebeu hoje as certificações (Veja imagens, em anexo, clicando em "Alta").
A portaria restabeleceu todos os critérios que deverão ser preenchidos em cada categoria, e o Maksoud Plaza Hotel, como sempre, mais do que completo, preencheu todos os itens.
- Sempre fomos cinco estrelas, comemora Henry Maksoud, fundador e idealizador do empreendimento que é referência mundial em hotelaria e hospedagem, inclusive por sua arquitetura e beleza. "Esse reconhecimento é muito importante para nós, porque confirma um trabalho de 33 anos. Somos um dos poucos hotéis de luxo mantidos unicamente com capital nacional, uma empresa familiar, sempre administrada pela família Maksoud. Restabelece a definição de Hotel Cinco Estrelas, que sempre fomos, e nos diferencia. Investimos diariamente em nossos serviços para melhor atender aos hóspedes de todo o mundo que recebemos diariamente".
Maksoud Plaza Hotel: 33 anos de luxo, requinte e tradição em hospedagem, serviços e gastronomia de São Paulo
Só no ano passado, o Maksoud Plaza investiu mais de R$ 5 milhões em melhorias e o que era bom está melhor ainda. Além da construção do novo heliponto, o maior e mais moderno de São Paulo, investimentos em tecnologia, equipamentos e novos espaços, todos os apartamentos foram totalmente reformados, aumentando ainda mais o conforto e a elegância, revestidos com moderníssimos pisos que combinam requinte com propriedades antialérgicas. Os pisos da área de eventos também foi totalmente reformado. O hall do hotel, um dos mais conhecidos mundialmente, pela sua beleza e funcionalidade, ganhou cobertura translúcida com vidro especial transparente, aberto ao sol, mas refratário aos raios nocivos UVA e UVB, que traz uma iluminação indescritível ao seu interior, aos elevadores panorâmicos, terraços internos e às obras de arte espalhadas em todos os seus espaços.
Nos seus 45 mil m² de área construída, protegidos por ampla vegetação de mata atlântica, segurança total e serviços de primeira, há um completo e dedicado centro gastronômico, com quatro restaurantes e cinco bares abertos 24 horas, todos os dias. No Maksoud Plaza o acesso à internet é fast-track e Wi-Fi em todos os pontos, com ampla capacidade e alta velocidade. Desde sua fundação, com planejamento, o hotel oferece e trabalha com sustentabilidade total, aproveitamento de energia, e todos os itens de segurança em toda sua extensão.
O charme de seus 33 anos de história esplendorosa faz do Maksoud Plaza uma referência internacional em hotelaria, além de ponto de referência da cidade de São Paulo; por onde passam diariamente personalidades nacionais e internacionais, dirigentes políticos e artistas renomados, e todos se encantam pelo local. Um marco arquitetônico e monumental de 22 andares, o Maksoud Plaza é situado na Alameda Campinas, ao lado da Avenida Paulista, a 40 minutos do Aeroporto Internacional de Guarulhos e a 15 minutos do Aeroporto de Congonhas.
SAIBA MAIS - O QUE DIFERENCIA UM CINCO ESTRELAS DE VERDADE
O Hotel Maksoud Plaza recebeu a visita de inspetores e auditores, que estudaram e avaliaram detidamente todos os pontos necessários, extremamente rigorosos, relacionados na portaria ministerial:
I - serviços prestados;
II - qualidade da infra estrutura de instalações e equipamentos;
III - variáveis e fatores relacionados com o desenvolvimento sustentável, tais como conceitos ambientais, relações com a sociedade, satisfação do usuário.
A Portaria do Ministério do Turismo institui o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), estabelece os critérios de classificação destes, cria o Conselho Técnico Nacional de Classificação de Meios de Hospedagem (CTClass) e dá outras providências, deixando claro que os processos de verificação, monitoramento e avaliação serão permanentes. Reafirma ainda que o uso do símbolo "estrela" associado à classificação hoteleira é de concessão exclusiva do Ministério do Turismo (MTur), que o administra como parte da Marca de Classificação de Meios de Hospedagem.
É vedado o uso do símbolo "estrela" por quem nã recebeu a validação.
Saiba os ítens que os hotéis cinco estrelas são obrigados a disponibilizar aos seus hóspedes:
Hotel Cinco Estrelas - Serviços - Itens Obrigatórios
São listados 63 itens, entre os mais relevantes: serviços de recepção durante 24 horas, com pessoal falando Português e mais um ou dois idiomas (dependendo do horário); serviços de manobrista, mensageiro e concierge disponíveis 24 horas; atendimento médico de urgência; conexão à internet nas áreas sociais; disponibilização de guarda-chuvas, kits de costura e lustrador de sapatos, a pedido dos hóspedes; serviço de limpeza diária (obrigação de todos os hotéis), mais limpeza a qualquer momento a pedido do hóspede; troca diária de roupa de cama; troca diária de roupa de banho; serviço de lavanderia e passadeira, inclusive para entrega no mesmo dia; serviço de café da manhã (todos os hotéis devem oferecer esse serviço); serviço de refeições leves e bebidas entregues no quarto (
room service) disponível 24 horas; disponibilidade de
sommelier (profissional especializado, encarregado em conhecer os vinhos e de todos os assuntos relacionados ao serviço deste); disponibilidade de dietas especiais (vegetariana, hipocalórica, etc.); página na internet, em Português e mais um idioma ; pagamento com cartão de crédito ou débito; no mínimo seis serviços devem ser oferecidos dentro do próprio hotel, como agência de turismo, salão de beleza, locação de automóveis, etc.
Hotel Cinco Estrelas - Infraestrutura - Itens Obrigatórios
São 118 os serviços, dos quais destacamos os mais relevantes:
- Estacionamento (manobristas também são obrigatórios, mas como Serviço, e não Infraestrutura); carrinhos para transporte de bagagem; adaptador de tomadas, inclusive para padrões estrangeiros, a pedido do hóspede; salão para eventos (não são obrigatórios nem salão de jogos nem sauna);- área útil do quarto, excetuando banheiro, de no mínimo 17 m² ; área útil do banheiro de no mínimo 4 m²; berço para bebê, a pedido; espelho de corpo inteiro, mini refrigerador e minibar equipado em todos os quartos; climatização adequada com condicionador de ar ou calefador ; mesa de trabalho em todos os quartos, com ponto de energia e telefone; acesso à internet em todos os quartos ; TV a cabo em todos quartos (os canais
Pay Per View não são obrigatórios); água quente no chuveiro e no lavatório (a Portaria diz que o hotel deve disponibilizar quartos com banheira, mas não obrigatoriamente todos);- uma toalha de banho e de rosto por hóspede ; todos os banheiros devem ter roupão, chinelo, tapete de chão, secador de cabelos, espelho com lente de aumento, extensão telefônica; os banheiros devem disponibilizar, no mínimo, 8 amenidades, tais como xampu, condicionador, pasta de dentes, touca de banho, etc.; o hotel deve ter restaurante, com capacidade mínima igual a 50% da lotação do hotel, e deve oferecer Cozinha Internacional e Cozinha Regional ou Típica; o cardápio deve estar em Português e mais dois idiomas.
Hotéis Cinco Estrelas - Sustentabilidade - Ítens Obrigatórios
Embora a Classificação por Estrelas leve em conta os cuidados com Sustentabilidade, a maioria das exigências são genéricas (adoção de medidas para economia de energia e água, reciclagem de lixo, etc.) e aplicam-se a todos os hotéis. Há ainda, finalmente, três pontos que diferenciam os hotéis de Quatro e Cinco Estrelas dos demais: programa de treinamento para empregados, para educação quanto a Sustentabilidade; seleção de fornecedores de forma a promover sustentabilidade; medidas para sensibilização dos hóspedes em relação à sustentabilidade.
SERVIÇO:
Maksoud Plaza - www.maksoud.com.br e www.maksoud.com
(também pode ser acessado por smartphone)
Toll Free nacional, para reservas, 0800.13. 44. 11
Tel. 55 (11) 3145 8000
Endereço: Al. Campinas, 150, CEP 01404-900, São Paulo, SP, Brasil
e-mail: maksoud@maksoud.com.br
Estacionamento e acessibilidade total
Imprensa:
Brickmann&Associados Comunicação, B&A, Tel. (11) 3885-6656
-
Carlos Brickmann - celular (11) 8196-5541
-
Marli Gonçalves - celular (11) 9468-7878
e-mail:
brickmann@brickmann.com.br
site:
www.brickmann.com.br